COMO TUDO COMEÇOU

A Pedra fundamental da CASA FREDERICO OZANAM, foi lançada, solenemente, no dia 15 de julho de 1976 com a presença do Presidente do CONSELHO GERAL, confrade JOSEPH ROUAST em visita ao BRASIL. O projeto não conseguiu sair do papel. Em 1978 o CONSELHO CENTRAL recebeu uma valiosa ajuda da SIDERBRAS que ao se desfazer de um canteiro de obras no Plano Piloto fez a doação de uma grande de material de construção. Com o material recebido foi construído, provisoriamente, um galpão de madeira com várias divisões, pelo confrade JOSÉ RODRIGUES DE SOUSA, na época, Presidente do Departamento de Obras Unidas.

No dia 16 de agosto de 1978 deu-se início os trabalhos da creche sob a direção da Consócia ARGENTINA DE OLIVEIRA RUSSO sendo matriculadas 54 crianças, 28 meninos e 26 meninas, todos filhos de assistidos de nossa conferências.

No dia 02 de outubro de 1979 teve início a construção do atual pavilhão, projeto do engenheiro Confrade DUILIO RODRIGUES TORRES, realização do LIONS CLUBE TAGUATINGA INDEPENDÊNCIA sob a supervisão do Engenheiro Arquiteto VALDEMAR DA SILVA AGUIAR, na época, presidente do referido clube.

Na manhã do dia 12 outubro de 1980 foi, solenemente inaugurado o pavilhão creche da CASA DE FREDERICO OZANAM com o nome de ANTÔNIO FEITOSA DOS SANTOS numa homenagem póstuma a um dos maiores vicentinos de Brasília. Na solenidade foi rezada missa pelo Pe. FRANCISCO FABRI, Assistente Espiritual do Conselho Central. Usaram da palavra o confrade Pedro João Paganine, Presidente do Conselho Central e confrade Ely Magalhães Junior, Presidente do Lions Clube Taguatinga Independência. A fita simbólica foi cortada pela Administradora da Ceilândia, Maria de Lourdes Abadia Bastos e pelo Governador do Distrito L-13 do Lions Clube Internacional, CI Abdala Kasrim Nabut. A placa com o nome do confrade Feitosa foi descerrada por sua viúva Dna. Gonçala Lopes dos Santos juntamente com o Presidente do Conselho Metropolitano de Goiás, confrade João Martins de Araújo. O Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Geraldo de Ávila benzeu as instalações. Além das autoridades mencionadas estiveram presente o Administrador Regional de Taguatinga, Benedito Augusto Domingos, o Vice-governador da Região B do Lions. CI Carlos Agenor de Castro Roller, o Secretário do Conselho Superior do Brasil da SSVP, Confrade Wolney Santos, a gerente do projeto SIDACOP da Fundação do Serviço Social do GDF, Sra. Valdete Gurgel Bezerra e a Sra. Maria Antônia Valente, representando a LBA. A festa foi abrilhantada pela Banda de Mùsica da Polícia Militar do Distrito Federal. Estava, assim, inaugurado o Pavilhão Creche, confrade Antônio Feitosa dos Santos da Casa de Frederico Ozanam.

A CRECHE DE FREDERICO OZANAM tem sua existência amparada no art. 56 da REGRA da SSVP – “entende-se por OBRA UNIDA a Unidade Vicentina devidamente aprovada em reunião do CONSELHO METROPOLITANO, com personalidade jurídica própria e destinada as finalidades especificas da SSVP. É, portanto, uma instituição socioassistencial que pratica a autêntica caridade cristã contida nos princípios bíblicos. Com a eleição e posse do novo presidente do CONSELHO METROPOLITANO e a transferência da responsabilidade da CASA FREDERICO OZANAM para o CONSELHO CENTRAL IMACULADA CONCEIÇÃO da Ceilândia ocorrida no dia 09 de setembro de 2000, espera-se radicais mudanças no gerenciamento da Instituição, restabelecimento do equilíbrio financeiro para que a partir do ano 2001 a CASA DE FREDERICO OZANAM possa funcionar muito bem, progredir e crescer afastando, definitivamente, o fantasma de novas crises.

To Top