• contato@crechefredericoozanam.org.br
  • (61) 3371-1868 / 3581 9119

Instituto Frederico Ozanam completa 38 anos!

12 de outubro é a data que o Instituto Frederico Ozanam faz aniversário e em 2018 registra-se 38 anos de história, e como não poderia deixar de ser, a semana inteira foi de comemoração pela satisfação do serviço prestado ao longo da história, mesmo por que neste dia comemoram-se também o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil e de Brasília e o dia da criança. As atividades contaram com a criatividade dos funcionários e participação dos familiares das crianças, uma festa com muita música e diversão, relembrando uma longa trajetória de obstáculos, trabalhos árduos, mas com muitas vitórias.

Olhar para trás e vislumbrar todos os percalços e ver um trabalho sólido de vidas transformadas, educação de qualidade, amor, carinho ao próximo, a sensação é de muito orgulho e dever cumprido, mas sabendo que ainda há muito por fazer e muitas batalhas a enfrentar, que com fé na Providência Divina sobre este trabalho, a certeza da vitória é garantida.

O Instituto Frederico Ozanam teve sua pedra fundamental lançada lá em 1976, com o nome de CASA FREDERICO OZANAM. Devido às dificuldades, nada se pode fazer nos primeiros anos, só em 1980 um barracão de madeira, um parquinho mal acabado e uma cerca de arame ao redor do imenso lote puderam ser feitos, ainda assim, com toda precariedade o trabalho seguiu firme, pois haviam corações amorosos e mãos cheias de vontades. A cidade de Ceilândia estava começando com suas primeiras casas.

A dedicação, o desprendimento, o amor incondicional dos Vicentinos de Brasília e do Núcleo Bandeirantes, da época, de onde foram transferidas a maioria das famílias pobres para a Ceilândia, foi o marco fundamental para a fundação da CASA. Cada gestor que assumia a direção procurou fazer com que a CASA FREDERICO OZANAM ganhasse novos simpatizantes, acreditando no trabalho social transparente, passando a ser colaboradores assíduos. Depois de registrada no Ministério da Fazenda em 12 de outubro de 1980, passou a ser chamada de Creche Frederico Ozanam. Assim, em uma gestão planejada e com objetivos bem definidos, foi possível, em 2004, iniciar uma nova estrutura física moderna para o acolhimento das crianças atendidas, proporcionar qualidade de vida no trabalho para os que prestam serviço e qualificar os profissionais, que hoje conta com Diretora Pedagógica, Coordenadora Pedagógica, 8 Professores com graduação em Pedagogia e 2 Monitores em cada sala de aula com formação mínima em ensino Médio.

“As reformas tiveram que serem feitas, pois as estruturas eram muito precárias”, disse o Presidente da instituição, confrade José Gonçalves de Oliveira, “não só por causa das novas exigências das leis, mas porque cuidar bem dos Pobres e dar-lhes qualidade de vida, é a certeza absoluta de que está cuidando do próprio Cristo, que a eles têm esta preferência. As graças alcançadas foram tantas que hoje são atendidas 182 crianças com 5 refeições diárias na Escola Infantil em parceria com a Secretaria de Educação do DF, 40 alunos em cada Curso Profissionalizante de Corte e Costura, Cabeleireiro, Manicure, Depilação, com previsão para iniciar o de Informática, Violão e Línguas estrangeira, tudo gratuitamente, procurando profissionalizar as famílias carentes da região para terem uma vida digna de sobrevivência própria; na Quadra Poliesportiva há parcerias com duas Escolas de Futsal, atendendo quase 100 alunos de 7 a 17 anos, por isso o nome Fantasia: Instituto Frederico Ozanam”, concluiu o Presidente.

Tudo isso só foi possível com a ajuda de você, colaborador, que tem sido fiel com sua doação. “NÃO HÁ DOAÇÃO PEQUENA”, precisamos é da fidelidade da doação, seja ela qual for o valor, pois assim poderemos investir muito mais na capacitação e transformação de vida de mais famílias de baixa renda. Faça-nos uma visita, conheça as transformações que estão acontecendo com sua doação, dê-nos sugestões. O nosso muito obrigado! Que o nosso bom Deus recompense a você por cada doação dispensada a esses atendidos. Vamos juntos realizar o sonho do beato Antônio Frederico Ozanam: “ Gostaria de reunir o mundo inteiro numa rede de caridade”.

Por: Francielma Sousa

Matéria completa em: https://drive.google.com/file/d/1QSvjdM_TNNnweQYEHMLE7cU_mhi84Rpv/view?fbclid=IwAR3QE-8i0LQ_PJakwoZSqVHINATsDSfzAUX4oHhsYamQ4uQ9N3hZo5piFms